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Enviada em: 24/08/2019

Toma-se conhecimento que o abandono das universidades tem crescido a cada ano. É de extrema importância entender que ao entrar na faculdade o aluno irá precisar se socializar para levar adiante o curso até o fim, só que muitos que entram e estão na faixa etária de 17  a 18 e não sabe que terão que ter autonomia o que é diferente do ensino médio; nisto o indivíduo fica deslocado e desmotivado o que também leva a desistir do curso.    Em primeiro lugar, é importante perceber que a falta de uma formação de qualidade no ensino médio é prejudicial quando se chega ao ensino superior, faz com que a pessoa tenha dificuldade em uma certa matéria mais complexa. Isso ocorre porque na escola quando o professor fala que o conteúdo não é importante o aluno acaba que não faz questão sendo que pode ser necessário para a faculdade, e mais na frente o aluno tem grandes dificuldade de realizar um cálculo ou de entender um simples teoria.   Outro fator importante para se discutir é a identificação com curso, onde muitos em 6 meses ou em 1 ano troca de curso por não conseguir se adaptar ou não ser o que esperava para a vida acadêmica dela. Tal situação reflete a enorme expectativa que a pessoa cria em sua cabeça antes mesmo de conseguir a vaga na universidade.   Fica evidente, portanto, a necessidade  de as universidades adaptarem um programa em que eles analisem cada aluno, com qual frequência ele vai pras aulas, as notas, desempenho acadêmico e se esse aluno estiver com sérias dificuldades; sentar e trabalhar com esse aluno, para que assim não venha se desmotivar e nem desistir do curso.