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Enviada em: 26/08/2019

No filme, “A Rede Social”, observa-se a trajetória de Mark Zuckemberg, um aluno prodígio do Curso de Ciências da Computação da Universidade de Harvard, que abandona a graduação para se tornar CEO de uma das maiores empresas mundiais: o Facebook. De modo contrário, na realidade brasileira, a evasão universitária é responsável por causar perda substancial de potencial intelectual, financeiro e social e impactar negativamente os indivíduos que, devido à defasagem de conhecimentos básicos e falta de comunicação ativa com a faculdade, resolvem abandonar o Ensino Superior.      Em primeiro lugar, é importante destacar que a ineficiência no aprendizado de saberes primários é fator determinante para a evasão universitária.Consoante o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), 70% dos alunos que concluíram o Ensino Médio apresentam desempenhos insuficientes nas disciplinas fundamentais.Nesse sentido, ao ingressarem no Ensino Superior, esses estudantes, egressos de um ensino excessivamente focado em resultados quantitativos, como aprovações em vestibulares, não conseguem acompanhar o nível de exigência e complexidade da graduação, acumulam reprovações, sentem-se desmotivados e, por conseguinte, desistem do curso.      Ademais, convém frisar que a falta projetos que possibilitem o constante diálogo entre a Universidade e seus discentes também interfere no tempo de permanência deles dentro das salas de aula.Segundo Paulo Freira, ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria construção.Dessa forma, as instituições de nível superior, ao não priorizarem um contato periódico com os estudantes, deixam de identificar previamente as defasagens individuais, insatisfações e inseguranças com o curso e não viabilizam esse processo de criação de possibilidades para uma aquisição de conhecimento mais sadia, inspiradora e interessante para seus alunos.      Portanto, é mister que o Estado tome providências para solucionar o problema atual.À vista disso, cabe ao Governo Federal em parceira com o Ministério da Educação, criar o projeto “Brasil Contra Evasão Universitária”.Com o objetivo de viabilizar o diálogo entre estudantes e faculdades e suprir as defasagens escolares, esse projeto com o auxílio de educadores, psicólogos e reitores, deve tornar obrigatório a introdução de um minicurso de revisão de conteúdos básicos para que os estudantes reforcem informações que serão necessárias para o nível seguinte, além de promover encontros mensais entre esses profissionais e o corpo de alunos para propiciar conversas sobre inseguranças, sugestões e reclamações sobre as dinâmicas de aprendizagem.Somente assim, será possível superar os desafios da evasão universitária e restringir ocorrências de abandono do Ensino Superior ao caso de Mark Zuckerberg.