Materiais:
Enviada em: 05/10/2019

No cenário global atual, deixar de frequentar um curso superior tornou-se uma prática comum entre os jovens, e no Brasil não é diferente. Os motivos dessas evasões, entre outros, são a crise financeira nas universidades - em especial, públicas - e uma crescente desvalorização do diploma de ensino superior, fomentada pelas redes sociais. Portanto, faz-se necessário a análise dessa ocorrência e mobilizações por parte do governo em parceria com as intituições de ensino.        Primordialmente, é dever apontar a crise financeira na qual as instituições públicas de ensino superior se encontram. Motivada pelo reflexo da estagnação econômica brasileira presente, é nítida a falta de recursos e verbas para auxílios, pesquisas e equipamentos nas universidades.  Assim, os futuros ingressantes ficam na incerteza de permanência até o final do curso, podendo levar a dificuldades de conciliar os estudos e o financeiro - ou até doenças mentais como a depressão e o estresse.       Ademais, nota-se uma crescente corrente de desvalorização do diploma de ensino superior. De acordo com Byung-Chul Han, o problema das redes sociais é a quantidade de informações e comparações que o indivíduo é submetido. Nesse sentido, tal pensamento discorre bem o que muitos jovens atuais passam. Desprezando as disparidades de realidades, muitos comparam-se com as pessoas de sucesso que não possuem diploma superior, acreditam que, seguindo as mesmas ações tomadas por elas, alcançarão o mesmo êxito.       Logo, a fim de que as universidades superem essa onda de evasão, medidas devem partir do Ministério da Educação em parceria com essas instituições. É ônus do governo estimular parcerias com empresas privadas ou organizações sociais para a captação de recursos, atenuando, então, a crise financeira das faculdades. Além disso, propagandas e anúncios que mostrem a importância do diploma para o mercado de trabalho, além do pergio das comparações que desprezam as diferenças de realidade, devem ser divulgadas em todos os meios de comunicação.