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Enviada em: 10/01/2019

Os problemas dos nativos no Brasil, coincidem com a chegada dos portugueses em 1500. Foi só então que passaram a ter contato com uma nova cultura, e foram eles, que precisaram se adaptar socialmente aos visitantes. Estes primeiros passos, seguido pela escravização, e depois a catequização das mais diversas tribos, explicam o atual descaso com a educação indígena no país.  Primeiramente, é necessário ter ciência que há no território brasileiro, uma política mal planejada, para a distribuição de recursos às escolas em todo país. Segundo o MPF(Ministério Público Federal), são distribuídos os mesmos 60 centavos diários aos municípios, para o transporte de um aluno com estrada asfaltada, e um da Região Amazônica, que precisa se locomover pelos meios fluviais. É óbvio portanto, que, se essas regiões são mais afastadas, e de difícil acesso, elas necessitam de uma atenção especial.    Em segundo lugar, há um problema também na maneira pela qual os docentes transmitem seus conhecimentos. A língua utilizada deve ser sempre que possível, a língua materna do nativo, para que não ocorra defasagem de aprendizado. Estes pequenos cuidados precisam ser aplicados para que a cultura não indígena não seja imposta completamente, em detrimento dos costumes indígenas.   Conclui-se portanto que, medidas precisam ser tomadas, para evitar o desaparecimento da cultura nativa no Brasil. Apresentar o conhecimento a eles, de modo a evitar uma recolonização de princípios e saberes. Para isso, os professores devem ser adequadamente capacitados, por meio do MEC (Ministério da Educação), para lecionarem na língua necessária, e membros da própria tribo podem ser selecionados, para transmitirem seus costumes da maneira correta. Além disso, a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), deve realizar estudos de cada caso, para que a obtenção certeira dos recursos necessários, seja destinada a cada escola. Deste modo, a matriz nacional será preservada, e suas raízes crescerão ainda mais.