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Enviada em: 12/01/2019

Durante os anos de 1500, foi descoberto o Brasil Colônia pelos portugueses; desde então, os índios, que eram nativos da região, vêm sofrendo com as consequêcias do passado, dentre elas está: o acesso à educação e o preconceito da sociedade. É de extrema importância a discurssão acerca dos problemas socioeducativos enfrentados pela população indígena até os dias atuais.       Segundo a FUNAI, fundação criada para defender os direitos dos índios, o índice de alunos indígenas no ensino médio é muito baixo, devido à falta de escolas nas aldeias e às dificuldades no deslocamento e adaptação em redes de ensino urbano. Nesse contexto, cabe destacar o pensamento de John Locke, para esse filósofo, o Estado deve garantir a proteção dos direitos individuais, contudo, no Brasil, o próprio Estado quebra o acordo sociopolítico ao deixar de investir na construção de escolas nas aldeias e em transportes públicos para a população indígena.       Outro problema decorrente do período colonial e pouco comentado atualmente, é o preconceito gerado pela sociedade às diferenças; como expressado no poema de Oswald de Andrade, "quando o português chegou debaixo duma bruta chuva vestiu o índio, que pena, fosse uma manhã de sol, o índio tinha despido o português". Nesse poema, nota-se a diferença e o estranhamento do português, que logo inseriu na cultura indígena a religião católica, roupas, e trouxe-lhe até mesmo, novas doenças. É inegável que esse preconceito perdura até os dias atuais e que gera muitos problemas para a vida pessoal e coletiva do indivíduo.       Portanto, é preciso que a FUNAI, junto ao MEC advenham com projetos de socialização, como por exemplo a criação de eventos para expor a cultura indígena. E também que o Estado disponha de investimentos altos nas construções de escolas nas aldeias e no aprimoramento de escolas urbanas para receber povos indígenas. É preciso também que a mídia colabore para cessar com o preconceito existente até os dias atuais contra a população indígena.