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Enviada em: 23/01/2019

"Quando o português chegou/Debaixo duma bruta chuva/Vestiu o índio/Que pena!/Fosse uma manhã de sol/O índio tinha despido/O português.",dizia o poema de Oswald de Andrade.Historicamente o índio testemunhou a chegada dos portugueses em seus naus, a invasão de suas terras, a intolerância dos europeus pelas suas crenças e sua cultura,por decorrência,o isolamento e extermínio  de sua população,assim,desde o encontro com os europeus,os indígenas vivenciaram a exclusão e o preconceito,que se perpetuou ao longo dos séculos.Desse modo,encontra-se um desafio a inclusão indígena,particularmente no acesso a educação,que esbarra no preconceito,no choque cultural,na falta de professores especializados e a falta de instituições preparadas para recebe-los e mante-los. Os indígenas possuem sua própria cultura,sua língua e sua maneira de viver,para que o mesmo seja incluído na sociedade é necessário pessoas especializadas que possam se comunicar e ensinar.Nesse sentido,como dizia Aristóteles "Os desiguais devem ser tratados na medida de duas desigualdades",assim,para que os mesmos tenham acesso a educação é fundamental dispor de professores especializados em educação indígena,que possam ensinar e incluir,e juntamente com órgãos competentes desenvolver materiais didáticos que possam melhorar a assimilação de conteúdo. O preconceito contra os indígenas é um dos fatores limitantes no acesso a educação,a falta de tolerância da sociedade colabora para a exclusão,o que influência diretamente na relação de permanência do indígena nas instituições de ensino,pois as mesmas não estão preparadas para lidar com sua cultura e suas crenças e com o preconceito que os rodeia. Diante do exposto cabe aos órgãos competentes promover políticas de inclusão,como incluir na grade escolar os estudo a cultura indígena,cabe ao MEC (Ministério da Educação) incentivar a especialização de professores na cultura indígena ,utilizando de plataformas gratuitas.                 ensino