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Enviada em: 26/01/2019

De acordo com Paulo Freire ,patrono da educação brasileira, a arte de ensinar deve concretizar-se de forma a respeitar as diferenças étnicas. Além disso, conforme consta na constituição de 1988, no artigo 5, " a educação é direito de todos". Em contrapartida ao referido, hodiernamente,no Brasil, a população indígena é lesada tanto pela falta de acesso à educação quanto pelo ensino impositivo.       Atualmente, cerca de 95% dos professores das aldeias são indígenas, atendendo um enorme contingente de alunos. No entanto, a formação desses docentes é baixa. De acordo com censo de 2016, cerca de 63% dos indígenas inscritos no vestibular não conseguiram vagas gratuitas ou investimento pelo Prouni e Fies culminando em um baixo retorno de lecionadores para o fomento da educação nas aldeias.       Ademais,desde a colonização do brasil, a educação para os indígenas fora praticada de forma impositiva, haja visto o não respeito a cultura desses por parte dos jesuítas. Tal prática,com o advento lesgislação nacional que fundamenta a Educação Escolar Indígena,alterou-se significativamente,mas ainda é vigente, denotando uma homogeinização de formas de pensar ,em detrimento a pluralidade cultural brasileira.       Sendo assim, cabe ao MEC instituir formas mais democráticas de acesso à educação pela população indígena, como,por exemplo,a facilitação ao acesso do financiamento em instituições superiores privadas com número definido de vagas reservadas e inserir matérias nos cursos superiores a respeito da cultura e história indígena para formarmos docentes conscientes.