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Enviada em: 30/01/2019

Desde o descobrimento do Brasil, a vinda dos portugueses influenciou a vida dos povos nativos brasileiros: os índios. Dessa forma, os problemas relacionados à falta de materiais didáticos adequados se torna importante na esfera educacional. Diante disso, é importante analisar a importância da garantia à educação de qualidade para os índios e a problemática referente a sua ausência. A herança histórica é responsável pela manutenção do preconceito contra os indígenas. Isso é notório ao analisar à educação desses povos, deixada de ser prioridade para o Estado, visto que há o déficit de materiais impressos na língua de acordo com a tribo. Com isso, os índios encontram dificuldades na aprendizagem, o que dificulta o desenvolvimento educacional desse grupo. Logo, segundo pesquisas feitas pelos estudantes do IJCPM (Instituto João Carlos Paes Mendonça) em Recife, a falta de representatividade dos índios faz com que eles sejam desvalorizados pela população e pelo Estado. Consequentemente, por não serem reconhecidos, alguns dos direitos dos índios acabam por serem vetados. Ademais, segundo a teoria Habitus, a falta de interação da população com um determinado grupo em ambientes comuns cria o preconceito, pois isso resulta, no cérebro humano, na ideia de estranheza. Portanto, a falha na posição de representatividade dos índios em áreas como a saúde, licenciatura e televisão faz com que eles não sejam enaltecidos pela sociedade. Não é a toa, então, que eles não tenham a atenção do Estado para a educação e inserção na sociedade acadêmica, o que poderia resultar, nas próximas gerações, na valorização e diminuição do preconceito.  Torna-se evidente a necessidade de diminuição do preconceito e desvalorização dos índios. Em razão disso, o Ministério da Educação deve atuar na construção de materiais didáticos adequados, por meio da liberação de verbas pelo Poder Legislativo e Executivo, para essa comunidade. Com essa ação, a situação do índio no Brasil será melhorada.