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Enviada em: 01/02/2019

Segundo Zygmunt Bauman, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é características presente na sua obra "Modernidade Líquida" e persistente durante o século XX. Analisando o pensamento do Sociólogo Polonês, essa realidade imediata perpetua-se com os "Desafios para a educação da população indígena no Brasil", e em detrimento da insuficiência de estruturas especializadas no comportamento desse público  e consonância governamental inobservante à Constituição.    É indubitável que os aspectos governamentais sejam as causas principais para Formação educacional indígena. De acordo com o artigo 3 da Constituição brasileira, explana o dever estatal de construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantindo o desenvolvimento social.  Entretanto, seguindo os últimos dados relacionados aos Desafios, a ação legal encontra-se distante da efetivação, haja vista que nota-se a mínima expressividade  desse estado, ainda em vigência, no que tange a administração e fiscalização pública por parte de alguns órgãos públicos e à legitimidade de poucas condições para ofertar aos índios.       Da mesma maneira, Ressalta-se  o preconceito da comunidade como impulsionador dessa problemática. Segundo Michel de Montaigne, a mais honrosa das ocupações é servir o público e ser útil as pessoas. No entanto, de maneira análoga ao pensamento do filósofo, a atuação produtiva à sociedade  encontra-se árdua no país, uma vez que mudanças nos valores da sociedade é imprescindível para romper dificuldades aos "Desafios para educação da população indígena no Brasil".     Através dos fatos supracitados, medidas estratégicas são necessárias para modificar esse cenário.  Para que isso ocorra, o MEC juntamente com ministério da cultura devem oferecer palestras em escolas públicas, para alunos do Ensino Médio,por meio de entrevistas com vítimas do problema, bem como especialistas do quesito. Tais palestras devem ser webconferenciadas nas redes sociais dos ministérios, com objetivo de ofertar mais lucidez sobre a formação educacional da população indígena.