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Enviada em: 02/02/2019

Promulgada em 1988, a Constituição Federal assegura a todos os cidadãos o direito à educação. Entretanto, na prática, nem sempre os indivíduos têm acesso ao ensino. Desses indivíduos destacam-se os indígenas que, ainda hoje, enfrentam empecilhos, sobretudo no quesito educação, advindos de uma visão míope acerca de sua cultura.       Com a chegada dos Europeus ao Brasil no século XVI, os indígenas passaram a ser oprimidos e sua cultura começou a ser vista como inferior. Hodiernamente, devido à falta de instrução de determinados seres humanos, os índios ainda são vistos como inferiores. Isso gera dificuldades na inserção dos indígenas nas escolas brasileiras, visto que tornam-se alvos de grande preconceito.         Outrossim, percebe-se que no nosso Sistema Educacional não há estrutura didática eficiente que ensine os indígenas os conteúdos necessários para o ingresso nas universidades e, simultaneamente, preserve sua cultura. Apesar de já existirem cotas que facilitem a entrada na faculdade, não é o suficiente, fato comprovado pelo Censo de 2016 no qual 63% dos indígenas não conseguiram vaga em programas como o       Fies ou ProUni. Comprovando-se, destarte, que muitos nativos brasileiros são privados da educação.           Infere-se, portanto, que é necessário inserir os indígenas no Sistema Educacional Brasileiro, sem findar sua cultura. Para isso, cabe ao Ministério da Educação promover nas escolas um projeto que contenha atividades lúdicas, apresentações artísticas e palestras que retratem a importância da cultura indígena, a fim de que haja um maior respeito e aceitação por parte dos alunos e professores. Além disso, como atividades culturais têm grande impacto na sociedade, cabe a Mídia divulgar tal projeto para que, não só nas escolas, mas em toda sociedade enxergue claramente o valor do índio em nossa cultua. Somente assim, assegurar-se-á o direito à educação, previsto na Constituição Cidadã.