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Enviada em: 02/02/2019

Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal de Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à educação e ao bem-estar social. Conquanto a população indígena no Brasil, impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada. A educação é o fator principal no desenvolvimento de um País. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido no problema para a educação da população indígena. Embora a educação no Brasil tenha melhorado, a situação de alguns grupos ainda é vulnerável "quando se trata do pleno exercício do direito de aprender". Crianças e adolescentes indígenas são as que enfrentam mais dificuldade para ter acesso à educação, segundo mostra o relatório Situação da Infância e da Adolescência Brasileira 2009 - O Direito de Aprender. Diante do exposto, é inadmissível a situação permanecer desta maneira, um povo enfrentar dificuldades na educação por falta de estrutura, eles não podem continuar sofrendo depois que a identidade cultural foi sufocada mediante a tantas imposições sofridas pelo nosso índio, primeiramente pelos portugueses e no decorrer da história por tantos outros povos. Faz-se mister, ainda, salientar o problema principal que é a estrutura, muitas vezes o desafio é que as escolas ficam muito longe das tribos, no qual gera a dificuldade de frequentar o ambiente nos dias de aulas, sendo o impulsionador do problema. Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Dessa maneira, urge que faça melhorias da estruturas para facilitar o acesso. Dessa forma, o Brasil poderia começar a superar o problema na educação indígena.