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Enviada em: 04/02/2019

Tristes Trópicos     No antológico ensaio "Tristes Trópicos"; Claude Levi Strauss, ícone da antropologia mundial, narra suas viagens e seus contatos com diversas tribos brasileiras, fazendo observações sobre a linguagem e o modo de vida dos índios. Seus relatos se transformarão na tese de que os sistemas de vida desses povos são tão vigorosamente estruturados quanto às próprias sociedades ocidentais modernas.     Dessa maneira, aderindo ao pensamento central de Levi Strauss, não se pode pensar a educação da população indígena sem levar em conta a estrutura de crenças e vida desses povos. Neste sentido, é salutar que a LDB (lei de Diretrizes e bases da Educação) estabeleça que essas culturas tem direito a uma educação intercultural que garanta a matriz linguística dos índios e seus costumes e crenças. Não se trata, portanto, de pensar a educação como via de mão única no sentido do suposto civilizado para o bárbaro. É fundamental que se trate de uma troca intercultural que possa criar um modelo de desenvolvimento e recuperação dessas culturas ao mesmo tempo em que sejam inseridas no contexto maior da nacionalidade do país respeitados sua língua e conjunto de crenças, rituais, etc.     Logo, é um infortúnio saber que o grupo indígena é o que menos consegue apoio público para estudar com financiamento pelo FIES ou Prouni, destacando o completo desamparo a que estão sujeitos esses grupos. Enfim, o argumento deveria ser simples: o índio deveria ter o direito de aprender os rudimentos da nossa ciência e em conjunto com os seus conhecimentos, ter o direito de decidir qual aquele que melhor pode ajudar seu povo. Portanto, é importante que no âmbito do Ministério da Educação seja criado um grupo de estudo e efetivação de políticas públicas que garantam ao indígena o financiamento de seus estudos superiores, isto deve ser feito junto aos Estados da federação que detêm o maior contingente de grupos indígenas. Também é importante a criação de vagas em Universidades Federais e Estaduais que recepcionem esses estudantes e lhes garanta as condições para o desenvolvimento de seus estudos.     Assim, como disse Levi Strauss: "Para serem felizes, os cidadãos dos países ricos precisariam incorporar algumas lições das sociedades primitivas". Dessa maneira, é importante que escolas de todo país desenvolvam projetos voltados para discussão e compreensão das culturas indígenas e de respeito à língua, ao pensamento e às crenças dessas populações.      Por fim, deveria ser criado um curso de Pedagogia Multidisciplinar que envolvesse a formação de pedagogos especialistas em culturas indígenas, vindos das próprias tribos, garantido-se a possibilidade de que os pequenos nascidos em tribos fossem educados dentro de sua própria cultura.