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Enviada em: 07/02/2019

Portugal, em 1500, foi um dos grandes responsáveis pela colonização brasileira, que resultou em um enorme massacre de povos nativos, como também pela sua subjugação. Hoje, resquícios de um passado cruel ainda estão enraizados na situação em que tais povos se encontram, sendo a educação uma das áreas sociais mais afetada. Nesse contexto, deve-se analisar os desafios que o país enfrenta para proporcionar um ensino de qualidade aos nativos.       O etnocentrismo, junto a inúmeros preconceitos, podem afetar na educação ofertada aos indígenas. Conforme a Constituição de 1988, os povos nativos têm o direito garantido por lei a um ensino específico e diferenciado, o qual abrange a sua cultura, língua materna, entre outros fatores. Entretanto, em algumas escola indígenas, tal lei é descumprida em decorrência do etnocentrismo, já que o português é prioritariamente ensinando, desvalorizando, assim, o tupi-guarani. Assim, torna-se uma barreira para alcançar uma educação de qualidade.       Além disso, nota-se, ainda, que o ensino ofertado nas tribos é bastante limitado. Isso decorre pela falta de capacitação dos professores e da infraestrutura, fazendo com que na maioria das casos, tenha apenas disponível o ensino fundamental. De acordo com a antropóloga Mirella Poccia, os alunos que desejam prosseguir os estudos são obrigados a migrar para centros urbanos, com isso, tendo um maior convívio com a língua e cultura diferentes das suas. O resultado disso é a perda do interesse pela sua própria cultura, assim como o abandono da língua materna.       Torna-se evidente, portanto, que a educação dos povos indígenas precisa ser reajustada, para ter uma boa educação. Em razão disso, o Ministério da Educação (MEC), deve criar propagandas educativas, com temas ligados à cultura nativa, com a finalidade de acabar com alguns preconceitos e a questão da superioridade de culturas, sendo direcionado para indivíduos menos conscientizados. Além disso,  o MEC deve capacitar os professores indígenas e reformar as escolas das tribos, resultando, então, em um ensino melhor. Dessa maneira, os indígenas, de fato, terão uma educação de qualidade e adequada.