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Enviada em: 05/02/2019

A educação é a arma mais poderosa capaz de mudar o mundo. Consoante, a frase do político e ativista Nelson Mandela, corrobora-se os ''Desafios para a educação da população indígena no Brasil''. Nesse sentido, percebe-se que a negligência governamental é o reflexo da supremacia europeia presente desde o período colonial.   Quando os portugueses chegaram pela primeira vez em solo brasileiro, foram etnocêntricos, não só estranharam à cultura dos povos indígenas como também pretenderam ''civilizá-los''. Infelizmente, até os dias contemporâneos, indígenas são uma forma de resistência política e cultural no país, uma vez que, lutam por suas terras, preservação de suas culturas e principalmente, a educação.   Outrossim, a infraestrutura é um fator sério que necessita de investimento, é o que mostra o censo escolar realizado em 2017, em que 30,93% das escolas não comportam espaço físico construído pelo poder público, motivando que as aulas sejam realizadas em locais improvisados. Ademais, um outro levantamento feito é que, 33% das escolas não possuem material didático específico.   É necessário que o Estado dedique, portanto, 20% dos investimentos da educação para construções físicas de escolas e materiais didáticos, ainda assim, a criação de uma equipe pedagógica com mestres indígenas para atuar nas secretarias escolares de cada estado, a fim de garantir que seja cumprida à atenção a educação indígena.