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Enviada em: 07/02/2019

Em 19 de abril é comemorado o "Dia do Índio", e tem como objetivo a reflexão sobre como os indígenas e seus descendentes estão inseridos na sociedade. Entretanto a falta de um ensino específico e a exclusão social vivenciada pela população indígena impedem o direito básico à educação. Com efeito há de se desconstruir a negligência promovida pela própria sociedade.   Em primeiro plano, a legislação garante uma educação específica e diferenciada para os povos indígenas. Nesse viés, estatísticas do Censo Escolar em 2018 mostram que metade das escolas indígenas utilizam materiais didáticos elaborados por profissionais de outras etnias, e distantes da sua realidade. Dessa forma, é incoerente que a Educação escolar indígena seja visto com descaso.   De outra parte, estereótipos criados sobre os indígenas devem ser supridos. A esse respeito, a sociologia define como etnocentrismo o predomínio de uma cultura sobre as outras. Ocorre que essa postura ainda se mostra frequente no país, já que as escolas urbanas reduzem a diversidade indígena. Assim, enquanto a exclusão dessa etnia for realidade, o país será obrigado a conviver com um dos mais graves problemas da contemporaneidade: a evasão escolar.    Impede, pois, que a população indígena tenham pleno acesso à educação no Brasil. Nesse sentindo, é necessário que o Ministério da Educação promova melhorias no ensino aos povos nativos, por meio de adaptações em materiais e capacitações de professores, para que esse grupo usufrua de seu direito. Ademais, as escolas urbanas devem promover a inclusão dessa minoria étnica, a partir de discussões e projetos, com o objetivo de combater visões estereotipadas. Só assim, o dia do Índio será realidade na terra do ibirapiranga.