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Enviada em: 08/02/2019

A educação indígena sempre foi um desafio para o Brasil desde sua colonização em 1500, naquela época se acreditava que eles deveriam ser introduzidos aos costumes e valores europeus de civilização. Hoje, o país garante por lei o ensino diferenciado, mantendo assim, a cultura desses cidadãos. Contudo, a má implementação e o descaso fazem com que a educação desses povos seja aquém do ideal. Logo, o resultado disso é refletido em baixos índices de acesso ao ensino,principalmente superior.       Nesse cenário, é importante salientar os avanços conquistados por essas comunidades, especialmente à partir da década de 90, como por exemplo a Constituição Federal de 1988 e o Instatuto do Índio. Essas foram ferramentas que abandonaram o espírito colonizador e discriminatório, pois formalizam por lei o direito desses povos de manterem suas particularidades. Além disso, a Lei de  Bases e Diretrizes garante o ensino diferenciado e específico para estes. Entretanto, esses avanços, embora importantes, não proporcionam o pleno acesso à educação aos indígenas, porque o empenho e a responsabilidade do setor governamental em garantir esses direitos ainda é insatisfatória.       Em vista disso, malgrado tenha ocorrido melhorias na educação continuada, eles ainda não usufruem de seus plenos direitos, pois medidas com o intuito de não somente financiar seus estudos, mas também proporcionar a permanência e o suporte emocional desses estudantes nas universidades, geralmente longe de suas aldeias, ainda não são eficientes. Dessa maneira, poucos são os que se aventuram nessa oportunidade e, os que tem essa coragem, além da distância de seus laços afetivos, são exigidos a se adaptarem instantaneamente a costumes,lugar e as vezes até uma língua desconhecidos.       Portanto, a educação indígena ainda é uma dificuldade a ser superada no Brasil. Com esse fito, se faz necessário melhor empenho e seriedade do Governo na esfera Federal,Estadual e Municipal em suas respectivas atribuições. Ao primeiro, cabe por meio do Ministério da Educação, a função de fiscalizar a execução da promoção do ensino à essas comunidades. Outrossim, cabe aos demais o empenho para executar, tomando como suporte a Lei de Base as Diretrizes, a educação desses povos. E ainda, é necessário também ampliar  o quantitativo de casas de apoio no sistema de repúblicas,nas áreas urbanas, para receberem esses estudantes universitários, promovendo assim suporte emocional. Essas medidas fariam com que as dificuldades do ensino indígena no Brasil fossem amenizadas.