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Enviada em: 18/02/2019

Os Povos Indígenas são de suma importância para a construção da identidade nacional do Brasil, os quais evidenciam essa relevância, por sua cultura que persiste por gerações. No entanto, há desafios que comprometem a educação da população indígena no Brasil, como pode-se observar pela falta de ética nas relações socias que ocasiona a desvalorização desses povos e também pela ausência de suporte necessário para promover a educação dos indígenas.       A priori, os Índios sofreram durante a colonização do Brasil, pois foram catequizados pela Igreja Católica, além de serem dizimados e, por fim, desvalorizado como povos pertecentes de uma nação. Diante disso, durante a elaboração da Constituição Cidadã, percebeu-se a necessidade de evidenciar a importância desses povos e, consequentemente, garantir por meio de resoluções, a educação dos índios como dever do Estado. Todavia, a sociedade reverbera o Enigma da Modernidade do filosófo Henrique de Lima, o qual elucida que, apesar da sociedade ser tão avançada em suas razões teóricas, é tão indigente em suas razões éticas, ou seja, mesmo a educação dos povos indígenas ser uma das razões da Constituição, a falta de ética, por sua vez, se expressa na desvalorição da cultura dos Indíos, que torna-se um dos impasse para educação dessa população.       Outrossim, essa situação de desvalorização do Indío, que compromete o desenvolvimento educacional, pode ser observada pelos índices consideravelmente baixos de índigenas matriculados nas universidades. Além disso, é possível perceber, a dificuldade enfrentada para que esses povos venham conseguir benefícios do governo, para contribuir no ingresso as universidades da rede privada de ensino, por exemplo. Assim, fica evidente este desafio que é, a ausência de suporte para promover a educação dos povos índigenas       Logo, pode-se inferir que é necessário que as instituições educacionais, por meio de palestras e atividades lúdicas, venham elucidar para a sociedade brasileira, sobre a importância desses povos para a cultura da nação, a fim de que a desvalorização cultural, que é uma dos desafios para a educação da população indígena, seja mitigada. Além disso, é imprescindível que as ONGs venham, mediante passeatas e manifestações, cobrar dos órgõs públicos o desenvolvimento e efetivação de leis, que garatem suporte para educação do indío, com intuito de elevar os índices de indígenas nas universidades.