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Enviada em: 18/02/2019

Os povos indígenas são de suma importância para a identidade nacional do Brasil, as quais evidenciam essa relevância, por sua cultura que persiste por gerações. No entanto, há desafios que comprometem a educação da população indígena no Brasil, como é possível observar, pela falta de ética nas relações sociais, que fomenta a desvalorização cultural desses povos, e pela ausência de suporte necessário para promover a educação dos indígenas.        A priori, os Índios sofreram durante o processo de colonização do Brasil, pois foram catequizados pela Igreja Católica, além de serem dizimados e, por fim, desvalorizados como povos pertencentes de uma nação. Diante disso, durante a elaboração da Constiuição Cidadã, percebeu-se a necessidade de evidenciar a importância  desses povos e, consequentemente, garantir a partir de incisos, a educação dos Índios como dever do Estado. Todavia, a sociedade hodierna reverbera o Enigma da Modernidade do filosófo Henrique de Lima, o qual elucida que, apesar da sociedade ser tão avançada em suas razões teóricas, é tão indigente em suas razões éticas. Isto é, mesmo a educação dos povos ser uma das razões da Constituição de 1988, a falta de ética, por sua vez, fomenta a desvalorização da cultura dos Índios, que torna-se um dos impasses para a educação dos povos.       Outrossim, pode ser observado índices consideravelmente baixos de indígenas matriculados nas universidades, como também a dificuldade enfrentada para que esses povos venham adquirir benefícios do governo, com a finalidade de contribuir no ingresso as universidades da rede privada de ensino. Essa situação, desse modo, evidencia o descaso que existe na promoção da educação dos Índios brasileiros, uma vez que essa estrutura ineficiente, que se expressa nas poucas resoluções, com intuito de garantir a educação de qualidade para esses povos, reflete mais um outro desafio, que é, a ausência de suporte para promover a educação indígena, em sua totalidade.        Logo, pode-se inferir que é necessário que o Ministério da Educação venha, mediante palestras educativas e atividades lúdicas, elucidar sobre a importância da valorização da cultura indígena, para alunos das rede de ensino do Brasil, a fim de que a desvalorização da cultura desses povos, que é um dos desafios da educação do Índio, seja mitigada. Além disso, é imprescindível que as ONGs venham, mediante passeatas e manisfestações, cobrar a maior efetivação de leis para beneficiar esses povos, como a reserva de vagas nos processos seletivos e políticas de bolsas de estudos em faculdade particulares, com intuito de que haja suporte eficiente para a educação da população indígena. Só assim, esses desafios serão vencidos.