Materiais:
Enviada em: 20/02/2019

Inclusão na Educação     O conhecimento é um tema que predominou por muito tempo debates sociológicos voltados a conduta humana e sua educação,a Constituição Brasileira tem inspirações similares,uma vez que defende a inclusão da educação para todos,inclusive aos indígenas.Diante disso,existem desafios tanto para o governo quanto para o  indígena.Hoje existem cotas para incluir o índio na Universidade,porém é nítido a indiferença que muitas autoridades por anos tiveram com essa população.      Na obra Utopia do pensador político Thomas Hobbes há uma citação dizendo que  muitos não dão educação ao seu povo e punem quando os mesmos  fazem o errado,uma crítica ao modo educacional que muitas vezes é negligenciado.A lei brasileira dá respaldo a inclusão de todos nos direitos básicos,principalmente educação,porém muita das vezes os descendentes dos povos que estavam no Brasil, antes dele se tornar colônia, acabam sendo esquecidos pela população e pelas autoridades de que são cidadães brasileiros.Diante disso existe desafios para que o governo cumpra a lei,pois geralmente as crianças indígenas de comunidades tradicionais são educadas de acordo com sua própria cultura e a intervenção do governo poderia se interpretado como desrespeito,aculturação e retirada de autonomia das tribos.       Ao longo da história conquistas importantes foram evidenciadas para essa comunidade, dando respaldo as cotas universitárias,porém os direitos indígenas ainda não são suficientes por conta do  descaso que foi prolongado por muitos anos, trazendo a desconfiança da tribo com a cidade, uma espécie de estranhamento da tribo com o homem branco,principalmente em comunidades tradicionais,esse é um desafio mútuo para ambas as partes,pois existe desconfiança dos indígenas para com as ações governamentais e das autoridades para enfrentar o descaso prolongado que afetou os direitos previstos dos indígenas,além disso,desafio maior é educar sem menosprezar a cultura do índio ou de qualquer cidadão brasileiro, é notável que muitos indígenas escondem suas identidades nas cidades, com medo de ser vitimas de preconceito e normalmente é o que acontece.        Em síntese geral não se pode punir um povo se não existe educação,pois como defendem estudos sociológicos,grande parte da conduta do homem vem da sua educação.O Ministério da Educação juntamente com o Funai precisa criar mecanismos como a expansão de colégio em lugares próximos a essas comunidades,conscientizar os índios de que eles são cidadães brasileiros e também a população de que cultura deve ser respeitada, para que exista de fato inclusão,respeito,oportunidade,dignidade com essa  comunidade que por muito tempo foi esquecida na participação histórica brasileira.