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Enviada em: 28/02/2019

Durante o século XIX, os romancistas da primeira geração exaltavam os aborígenes como heróis nacionais. Entretanto, tal fato não é evidenciado nos dias atuais pelas populações indígenas que sofrem pela carência de investimentos na educação por todo país. Por conseguinte, observamos diversas adversidades, como, por exemplo, a necessidade de infraestrutura escolar para as aldeias e a falta de profissionais capacitados para ministrar aulas.      Em primeira análise, é indubitavelmente necessária a existência de uma escola bem capacitada e localizada para os residentes das tribos. Tal fato, é evidenciado pelo poeta Guerra Junqueiro, que diz "A escola é a única alavanca capaz de elevar o povo ao nível da moral." abordando a premência de uma instituição bem estruturada para promover a educação referente a suas culturas e tradições desses povos. Além disso, é de urgência o estabelecimento desse direito, cabendo aos estados e municípios essa responsabilidade.       Somando a isso, pode-se afirmar que outra grande dificuldade enfrentada na busca pelo acesso à qualidade no ensino é a falta de profissionais capacitados para ministrar as aulas nessas escolas dentro das tribos. Ademais, a existência de professores sem aptidão e conhecimento cultural e social de uma tribo indígena não haveria o ensino da cultura do povo, entretanto, decorreria uma imposição cultural, visto que é necessário não apenas conhecimento acadêmico, mas sim ter vivido experiências e ter conhecimentos culturais das tradições e crenças de cada grupo.       Em conclusão, é preciso um novo olhar a respeito dos povos indígenas, para isso cabe ao Governo, os Estados e Municípios a implantação de escolas estruturadas, além disso, a introdução de equipamentos e materiais para estudos, a fim de possibilitar uma melhor educação para esses povos. Além disso, cabe ao Ministério da Educação, o investimento de capacitação dos profissionais e a criação de programas curriculares definidos pelas próprias comunidades. Assim também, incentivando a formação de novos educadores para garantir um futuro melhor para todas as populações indígenas.