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Enviada em: 14/06/2019

No Brasil, a questão indígena é uma problemática social ainda a ser resolvida pelos poderes públicos, caracterizada, por exemplo, pela necessidade de atendimento de diretos básicos como a demarcação de suas terras. Além disso, outro grande desafio para essa população está relacionado com a eficiência da educação indígena que, apesar de ser legalmente garantida pela Constituição Brasileira de 1988, também sofre com a negligência dos órgãos competentes. Desse modo, o ensino indígena específico enfrenta dificuldades no tocante à assistência administrativa governamental nas escolas e à aceitação da comunidade nativa pelo restante da população brasileira.    Em princípio, sabe-se que a educação brasileira, como um todo, sofre com o descaso e a negligência dos governos no âmbito de sua qualidade. Dessa forma, o cenário piora quando se fala das escolas indígenas, pois segundo dados do Inep de 2015, cerca de 50% dessas não possuem o material didático específico, e somente 11% possuem quadra de esportes. Logo, tem-se que a administração pública, dentro da realidade educacional dessa comunidade, não é eficiente e não garante um ensino voltado para a real necessidade indígena, fazendo com que se torne cada vez mais evasiva e marginalizada, reiterando os mais de 500 anos de exclusão e de perseguição sociocultural pela parcela dominante da sociedade.    Ademais, outra dificuldade encontrada se dá com a falta de aceitação social, tendo em vista que os brasileiros não se identificam como pertencentes à cultura indígena, mesmo que a nação seja altamente miscigenada. Ainda que, o movimento indianista do romantismo brasileiro, por exemplo na figura do autor José de Alencar, trouxe a imagem idealizada e heroica do índio na tentativa da construção do povo brasileiro, não houve êxito e sucumbiu aos padrões europeus. Em resumo, a falta de aceitação indígena faz com que a educação desses indivíduos seja banalizada e vista de forma alheia pelo restante da sociedade, mesmo sabendo que, de uma forma ou de outra, esse ensino contempla a todos por meio dos estudos sócio-históricos da nação.    A educação indígena, portanto, encontra desafios com a negligência dos órgãos governamentais e com a falta de aceitação quanto a sua importância no restante da sociedade. Assim, o Estado deve readequar administrativamente as escolas indígenas, ajustando suas infraestruturas e seus materiais didáticos, além de integrar um corpo gestor e docente capacitado, a fim de aumentar a qualidade do ensino, ao mesmo tempo que a sociedade, também, participa diretamente na construção desse padrão de ensino. Destarte, futuramente, a educação indígena será vista como necessária e importante para a manutenção da realidade brasileira.