Materiais:
Enviada em: 10/03/2019

Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro.No entanto, quando se observa a real situação da educação da população indígena,no Brasil,hodiernamente,esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática.Nesse sentido,é necessário que a sociedade e instituições ajam em conjunto para entenderem as causas de tais entraves.  Em primeiro lugar, vale ressaltar a falta de profissionais que se adequem a linguagem e cultura dos povos indígenas, e também a ausência de materiais específicos para ambos.De acordo a Constituição de 1988, é direito de todos os indígenas usarem a língua materna nas escolas,contudo esta prática ainda não possui ação,pois ainda muitos professores não apresentam nas suas aulas o idioma local e as especificidades da sua cultura.Consoante Tatiane Klen doutorada em antropologia afirma, que para fazer um material didático exclusivo envolve um complexo processo de conhecimentos tradicionais,haja vista que muitos indivíduos não os possuem o que acaba afetando consequentemente sua aprendizagem.   Ademais,cabe abordar a falta de investimento na infraestrutura .Segundo o Censo Escolar de (2017), 30,93% das escolas indígenas não dispõem espaço físico construído pelo poder público.Observa-se, portanto, que deve melhorar o local de estudos, com a construção de bibliotecas e refeitórios.Além disso, é necessário a adoção de serviços que cheguem as áreas mais remotas, para aqueles que moram em locais mais distantes da sede.   Infere-se,então, que medidas eficientes e imediatas sejam realizadas para a quebra deste quadro retrógrado.Neste contexto, o Governo Federal deve construir nos municípios e estados escolas exclusivas para os povos indígenas , afim de que ambos não sejam afetados pela mal qualidade de ensino.Além disso, o Ministério da Educação (MEC) deve investir em materiais didáticos propícios aos mesmos, e a inclusão de professores que valorizem a diversidade sociocultural e apresente nas suas aulas  o idioma local proposto.Pois caso contrário, se não houver ação, esta problemática pode se abrandar,ou a longo prazo, revertê-la.