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Enviada em: 12/03/2019

Desde o iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se percebe a precariedade da educação oferecida aos indígenas, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado apenas na teoria, e não, desejavelmente, na pática e a problemática persiste intrisecamente na realidade do país. Nesse contexto torna-se claro a insuficiência de estruturas especializadas no acompanhamento desse público, tal como o entendimento acerca do papel social desse arranjo.        É Indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estão entre as causas do problema. Tal fato reflete nos escassos investimentos governamentais em qualificação profissional e em melhor suporte físico, medidas essas que tornariam o ambiente educacional mais inclusivo para os indígenas, porém, devido à falta de administração e fiscalização pública por parte de algumas gestões isso não é firmado.          Outro ponto relevante nessa temática é o preconceito da sociedade ,que vinda, é agente ativo na segregação dos indígenas. um exemplo disso é a quantidade de evasões de indigenas na faculdade, a título de ilustração, em determinados cursos chega a quase 90%, resultado causado pela intolerância inerente a sociedade brasileira. Segundo essa linha de raciocínio, o historiador Nicolau Maquiavel, sustenta a ideia que os preconceitos tem mais raizes que os princípios. Assim, uma mudança nos valores da sociedade é impreencindível para transpor as barreiras à construção educacional de indígenas.           É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de um mundo melhor. Para que isso ocorra, o MEC, associado ao Ministério da cultura, deve oferecer cursos gratuitos que ensinem a cultura indígena e como aplicar no ensinamento dos conteúdos, atravez de plataformas virtuais para o maior englobamento da classe docente. Só assim o Brasil estará capacitado em formar professores capaz de atuar nos ambientes acadêmicos conseguindo incluir as diferentes pessoas e suas capacidades.