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Enviada em: 15/03/2019

Desde o iluminismo entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa a educação da população indígena, no Brasil, hodiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatada na teoria e não desejavelmente na prática e a problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade do país, seja pela falta de apoio público ou ausência de um plano, que afirmem as identidades étnicas indígenas. Nesse sentido, convém analisarmos as principais consequências de tal postura negligente para a sociedade.  É indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre a causa do problema. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a prática deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, o ensino dos povos indígenas rompe essa harmonia, haja  visto que os índios consequentemente não conseguem pagar um curso sem o apoio do governo.  Outrossim, destaca-se que 63% dos aborígenes não conquistam bolsas para cursas uma faculdade privada, como impulsionador do problema. De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que devido a escassez de investimentos e planejamento no ensinamento de educação, poderes públicos devem tomar ações de imediato afim de resolver essa problemática em nosso país.  É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Contudo, para que isso ocorra, o MEC, associado ao Ministério da Cultura, deve oferecer cursos didáticos gratuitos que ensinem a cultura indígena, através de plataformas virtuais para a maior abrangência da classe docente. A partir dessas ações espera-se promover uma melhora na formação tanto de professores quanto alunos do grupo sendo capazes de atuar nos ambientes acadêmicos conseguindo incluir as diferentes pessoas e suas etnias.