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Enviada em: 17/03/2019

Com a chegada dos portugueses em 1500, a população nativo brasileira foi tratada como inferior, ou seja, eles viviam pelas margens de seus direitos como seres humanos. Mesmo com a constituição promulgada em 1988, em que garante o direito à educação para todos os brasileiros, os povos indígenas ainda sofrem com dificuldades ao acesso e também ao ingresso em escolas e faculdades.        Haja vista que grande parte dos indígenas moram em áreas afastadas e isoladas, a locomoção desses povos acaba se tornando um empecilho. A valorização do direito à educação para todos, é fortemente defendido pela ativista Malala que em seu livro diz ''um aluno, um professor, um livro e um lápis podem mudar o mundo'' partindo de tal pensamento, é possível compreender o quão essencial é o inserimento dos indígenas ao ensino.          Ademais, a falta de infraestrutura das escolas para acolher os nativos brasileiros é decisivo no momento de ingresso destes estudantes, pois muitas instituições não possuem professores que falam este dialeto, como o tupi e o tupi-guarani (língua indígena) o que acarreta na desistência de tais alunos.          Desse modo, analisando as obras de Mahatma Gandhi ele acreditava que: ''se queremos progredir, não devemos repetir a história''. Logo, conclui-se que é necessário que o Ministério do Transporte invista em meios públicos, como ônibus e barcos, para facilitar o acesso dos alunos indígenas  nas instituições de ensino. Além disso, o Ministério da educação deve criar cursos onlines e presenciais de dialetos indígenas, com o objetivo de aumentar o número de escolas que possuem esse modo de falar para viabilizar assim, a inclusão de tal povo.E então, ocorrer diferente de 1500, e a população nativo brasileira não viver mais pelas margens dos seus diretos.