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Enviada em: 25/03/2019

Na "descoberta" do Brasil, em 1500, os portugueses "deram de cara" com os nativos Potyguaras na costa do país e, desde então, houveram consecutivas tentativas de domínio desse povo e desculturação por meio da educação e religião. Paralelamente a isso, no Brasil hodierno, observa-se uma problemática: o crescente desafio da educação dessa população,o forte processo de desculturação ainda presente e o baixo ingresso de indígenas nas universidades.     Em consequência disso, vê-se, a todo instante, a enorme falta de apoio aos indígenas em termos educacionais mesmo que seja lei o ensino gratuito e de qualidade para essa população, de acordo com a Constituição Federal de 1988 . Tendo como critério que se mantenha a cultura respectiva a cada povo e que eles, também,tenham conhecimento de sua língua raiz. Dessarte, 95% dos professores, dessas aldeias, são indígenas e a grande maioria das aulas são, também, nesses locais sendo de 234 mil  o número de alunos matriculados e apenas cerca de 28 mil, desse valor, estão em escolas urbanas, segundo o MEC(Ministério da educação).      Além disso,o processo de desculturação, em escolas urbanas, também dificulta o processo de educação indígena já que vai de encontro com a Constituição que dá critério na permanência cultural no processo educativo( já citado no segundo parágrafo desse texto).      Simultaneamente, dados do Censo mostram que cerca de 63% dos alunos indígenas não conseguem bolsas gratuitas de financiamento de ensino superior do governo como FIES e Prouni. Tal falta de apoio não só desmotiva o estudante, como também, torna, muitas vezes, inacessível uma educação de qualidade para esses alunos.            Por conseguinte, é necessário que o MEC(Ministério da educação) crie mais iniciativas de acesso aos povos indígenas nas escolas e Universidades publicas e, até mesmo, particulares do país. É função desse órgão público monitorar e fiscalizar o cumprimento da norma Constituinte e, garantir uma melhor educação a esses povos. É provável que, dessa maneira, se ultrapasse cada vez mais as barreiras da educação dos povos indígenas no Brasil.