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Enviada em: 28/03/2019

A Carta Magna de 1988 assegura que os cidadãos gozem de direitos imprescindíveis - como a educação - para a manutenção da equivalência social.No entanto,verifica-se grande discrepância entre a teoria constitucional e a realidade brasileira à medida que o ensino indígena apresenta diversos problemas na sociedade hodierna,seja pelos ínfimos investimentos governamentais,pela desvalorização cultural desta etnia.         Em primeiro lugar,consoante o economista Arthur Lewis,a educação não é despesa,e sim um investimento com retorno garantido.Contudo,em virtude do descaso estatal,nota-se que esse conceito encontra-se deturpado na maioria das escolas situadas nas tribos indígenas.Afinal, persiste em tais localidades  a carência de profissionais capacitados e de infraestrutura educacional básica.Dessa forma,tornou-se habitual a evasão escolar dos índios - fenômeno correlacionado diretamente com as  dificuldades na leitura e escrita da língua portuguesa e dos idiomas nativos.         Outrossim,conforme a perspectiva filosófica do iluminista Voltaire,o preconceito é  uma opinião sem conhecimento.Nesse contexto,em divergência dos Estados Unidos - país que visa à valorização  dos índios por meio de museus,da preservação de aldeias históricas e da inserção educacional -,significativa parcela da população brasileira discrimina essa etnia,principalmente nas instituições de ensino superior.Em reflexo disso,o número de estudantes indígenas matriculados nas universidades nacionais é,historicamente,baixo - cerca de 50 mil alunos,segundo o Censo 2016.        Portanto,urge que o  Estado,com o apoio da iniciativa privada,crie vouchers educacionais - certificados de financiamento cujas mensalidades serão pagas pela arrecadação de impostos - de modo que o ensino básico e universitário dos povos indígenas seja ampliado e,consequentemente, melhorado.Ademais,cabe ao Ministério da Educação,por meio da mídia,promover campanhas que incentivem a população realizar trabalhos voluntários nos projetos de alfabetização das tribos,enfatizando em mostrar a importância das trocas culturais entre a sociedade e os índios do Brasil.