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Enviada em: 29/03/2019

Em meio a pluralidade do cenário educacional brasileiro, observa-se o descaso governamental mediante a educação indígena. Dessa forma, é inquestionável que grande parcela das comunidades aborígenes sofrem com a precarização de uma infraestrutura adequada para a ocorrência das aulas. Outrossim, acentua-se a dificuldade das escolas especializadas em obter materiais didáticos específicos à cada diversidade sociocultural e professores capacitados para lecionar. Dessa maneira, intervenções são necessárias.      É basilar analisar que, de acordo com o MEC, menos da metade das escolas indígenas possuem infraestrutura adequada. Diante disso, provocado pela falta de investimento do Governo, as aulas acabam ocorrendo em locais improvisados ou enfrentam uma descontinuidade do seu funcionamento, afetando o aprendizado e ocasionando uma maior evasão escolar. Além disso, é importante ressaltar que as áreas remotas são as mais afetadas pelo descaso governamental, pois a distância se torna um grande empecilho para a efetuação dos serviços, tornando essas regiões ainda mais precárias e marginalizadas.     Ademais, observa-se um déficit na produção de materiais didáticos específicos a cada etnia. Mediante a diversidade cultural das tribos indígenas, diversos grupos étnicos não possuem um aprendizado adequado a sua própria cultura utilizando como base de aprendizagem materiais de culturas diferentes, comprometendo a sua educação como um todo. É importante mencionar, também, a falta de professores capacitados para lecionar no ensino médio, inviabilizando a passagem dos estudantes para o ensino superior. Logo observa-se um descumprimento do Governo em garantir direitos previstos pela Constituição Federal de 1988 e a LDB onde todo o povo indígena tem direito a educação especializada em que atenda aos seus diferentes modos de vida.       Com essas constatações, é possível inferir que há um grande obstáculo para levar educação de qualidade para comunidades indígenas, não atendendo as suas necessidades educacionais de acordo com seus interesses e modo de vida. Por meio disso, faz-se necessário um maior comprometimento do Governo em investir em melhorias na infraestrutura de escolas, garantindo uma estrutura de qualidade  e condições dignas de aprendizado a todas as comunidades. Também é necessário a elaboração de materiais didáticos que abranja todas a culturas, sendo realizadas através de um contato direto e participativo de membros de diferentes etnias em conjunto com projetos que visem a especialização de professores qualificados para o ensino de segundo grau, contribuindo dessa forma para uma educação de melhor qualidade. Dessa maneira esse entrave poderá ser minimizado.