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Enviada em: 03/04/2019

O existencialismo defendido por Jean Paul Sartre descreve que a intersubjetividade humana implica ações que causam impacto na vida de outros. Nessa perspectiva, vê-se que a educação da população indígena no Brasil é um problema social, uma vez que a insuficiência de planejamento na infraestrutura escolar e a carência de estratégias que reconheçam e valorizem a diversidade contribuem, infelizmente, para a continuidade desse impasse.       No limiar do contexto histórico brasileiro predominava a ideia de que o índio deveria ser assimilado à cultura ocidental. Hodiernamente, essa visão etnocêntrica acarreta desafios para o ensino dessa população, como a precária infraestrutura escolar nas aldeias. Sob esse viés, a inexistência de bibliotecas, laboratórios, refeitórios e a presença de docentes não índios (que desconhecem os costumes e tradições) aponta a fragilidade existente que tem impacto direto na aprendizagem. Destarte, essa vulnerabilidade fere os direitos assegurados por lei que é a educação de qualidade.       Zygmunt Bauman utiliza o conceito de "Instituição Zumbi" que define certas instituições, as quais existem e se mantêm, mas sem padrões e direcionamento. Essa definição é aplicada as corporações responsáveis pela construção de políticas públicas para a educação escolar indígena, visto que há uma negligência de estratégias que valorizem a cultura dessa população. Com efeito, existem obstáculos que prejudicam a afirmação das identidades étnicas no setor de ensino, como o material didático sem considerar a língua desses povos e os modelos pedagógicos urbanos que não se afirmam no contexto.        É evidente, portanto, que há entraves para que os povos indígenas tenham pleno acesso à educação no Brasil. É imprescindível que o Estado invista maciçamente na infraestrutura da escolas nas aldeias, de modo a melhorar o âmbito e a qualidade de ensino. Em paralelo, é importante ao Ministério da Educação a efetivação de políticas públicas voltadas para a discência, bem como a formação de docentes indígenas, além de formular materiais didáticos que considerem a língua da população. Por conseguinte, irá ocorrer a manutenção desses costumes e eles viveriam uma educação multicultural específica e adequada.