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Enviada em: 04/04/2019

Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos  o direito à educação e ao bem-estar social.Conquanto, os desafios para a educação da população indígena no Brasil impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática.Nessa perspectiva, esse desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.  Em primeira análise, vale ressaltar que a educação é um dos principais fatores no desenvolvimento de um país.Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente.Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado deste contraste é claramente refletido na educação para a população indígena.Segundo o Jornal Folha de São Paulo 1 a cada 100 indígenas que finalizam o ensino médio conseguem acesso à uma faculdade Federal.É inadmissível que pessoas tão importantes para nossa cultura continuem sofrendo com tamanha desigualdade na educação.  Faz-se mister, ainda, salientar o preconceito como impulsionador desses desafios para a educação indígena.De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo Polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é a característica da modernidade líquida vivida no século XXI.Diante de tal contexto, percebe-se que este preconceito vem desde a colonização do Brasil quando os índios eram os primeiros povos, e por manterem sua cultura até os dias de hoje, são desprezados por muitos.  Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de uma educação melhor.Dessa maneira, urge que o governo federal em parceria com o MEC  crie programas que incentive essa parte da população a estudar, doando bolsas de estudo, de transporte e criando campanhas promovendo o amor e o respeito.Dessa forma, espera-se minar completamente os desafios para a educação da população indígena no Brasil.