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Enviada em: 04/04/2019

O romance "Iracema" do celebre escritor José de Alencar, já retrata, um dos principais problemas enfrentados na atualidade: a decadente postura de parte do senso coletivo frente ao comportamento imprudente, insensato e irresponsável para com a cultura indígena e valorização dos seus direitos. Por conseguinte, é válido analisar as implicações da problemática para a educação indígena no Brasil em ambito sociopolítico, pela ausência mediadora do estado, e educacional, pelo arcaísmo ideológico.  Em primeiro plano, a Carta Magna de 1988 garante a educação escolar indígena, todavia o Poder Executivo não efetiva esse direito. Consoante com Aristoteles no livro "Ética Nicômaco", a política serve para garantir a felicidade dos cidadãos, logo verifica-se que esse conceito encontrasse deturpado no Brasil a medida que a educação indígena permanece ineficiente e precária, como também a falta de posicionamento da comunidade, fazendo os direitos permanecerem no papel.  Outrossim, o preconceito da sociedade é um grande impasse à melhoria da educação indígena, visto que a problemática não tem a devida atenção. Tristemente, a existência da discriminação com a cultura indígena é reflexo da valorização dos padrões criados pela consciência coletiva. No entanto, segundo o pensador e ativista Michel Foucault, é preciso mostrar para as pessoas que elas são mais livres do que pensam para quebrar pensamentos errôneos contruído em outro momento da história. Assim uma mudança nos valores da sociedade é fundamental para transpor as barreiras do preconceito com a cultura indígena.   Portanto, indubitavelmente  medidas são necessárias para resolver esse problema. Cabe ao Ministério da Educação criar um projeto para ser desenvolvido nas escolas o qual promova palestras, apresentações artísticas e atividades lúdicas a respeito do cotidiano e dos direito dos indígenas - uma vez que ações sociais coletivas têm imenso poder transformador - a fim que a comunidade escolar e a sociedade no geral, por conseguinte, conscientizem-se.