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Enviada em: 22/04/2019

Desde 1988, a população indígena possui direito a uma educação multicultural e bilíngue, em que o estudante indígena deve estudar a língua portuguesa e o idioma oficial da etnia desse aluno, antes do estabelecimento da Constituição de 1988, a educação indígena tinha como  objetivo a ''aculturação'' do índio, retirando dele sua cultura e identidade.    Porém esse direito muitas vezes não é garantido, pois um dos principais problemas que há na educação dessa população é a falta de infraestrutura, já que em muitas aldeias não foi realizada a construção de escolas, ou essas escolas são emprestadas por ONGs ou as construções não recebem a manutenção necessária, assim muitos estudantes indígenas não finalizam o curso.    O material didático é outro desafio do governo para educar a população indígena, porque estimam-se que há 896 mil indígenas no Brasil, os quais estão divididos em 305 etnias diferentes e utilizando 274 idiomas, de acordo com o Censo realizado em 2010, tornando mais difícil oferecer uma educação bilíngue para essa parcela da população brasileira, e na maioria dos casos, os governos federal, estadual e municipal não assumem a responsabilidade de garantir esse direito  da população indígena previsto na Constituição.     Para vencer esses desafios, é importante combater os preconceitos e os estereótipos existentes a respeito dos indígenas, oferecer uma educação que valorize e respeite as minorias, pois a grande parcela da população brasileira não conhece muito sobre as diferentes culturas existentes no país e criam estereótipos sobre um determinado povo, também deve-se investir mais no projeto de construção de escolas nas aldeias e oferecer o material didático necessário para todos os estudantes indígenas.