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Enviada em: 23/04/2019

A educação escolar indígena avançou nas últimas décadas. Promulgada em 1988, a Constituição Cidadã reconheceu os direitos culturais dos povos, sustentando o direito à diferença e à manutenção dela, ou seja, de ser índio, viver e permanecer como tal.  Desde sempre sabe-se que a população indígena no Brasil é estereotipada como inferior, devido aos costumes e culturas distintas. Porém todos no Brasil têm o direito de aprender e concluir qualquer etapa de ensino, seja básico ou superior. Os povos indígenas passam por grandes dificuldades em relação à educação no Brasil.     A baixa ou nula infraestrutura em determinadas regiões do país, a caracterização pedagógica e a precariedade de informação sobre esse assunto nas aldeias etc. são os principais desafios dos índios para uma boa educação.      Portanto cabe ao INEP, ao Ministério da Educação e ao Governo Federal tomar medidas para que melhore a qualidade de ensino nas aldeias, que aumente a quantidade de informação sobre universidades e escolas em todo o Brasil para motivar e incentivar os povos indígenas à realizar provas de bolsas em universidades e seguir a carreira que os interessem. Como dito antes; todos no Brasil têm o direito de aprender adequadamente.