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Enviada em: 24/04/2019

Desde a chegada dos portugueses em território brasileiro,a população indígena vêm sofrendo discriminações e perda de sua identidade cultural. Por conta disso,a educação desses povos tornou-se obstáculo para as autoridades brasileiras. O isolamento das tribos indígenas,a falta de estrutura de escolas e o difícil acesso à população dificulta essa tarefa,que já não é executada com maestria nas cidades urbanas.   Embora a educação dos povos indígenas seja garantida por lei,o Estado é ineficaz na realização de medidas necessárias ao acesso estudantil básico indígena. As aulas acontecem dentro das próprias tribos,sem a devida estrutura material de qualidade para o ensino e com pouca atuação do Ministério da Educação para aprimorar a aprendizagem de crianças e adolescentes indígenas.   A fim de inspecionar e atuar nos projetos indígenas no Governo Federal,a Funai (Fundação Nacional dos Índios),órgão responsável pelos interesses indígenas,fiscaliza os efeitos ineficazes de políticas educacionais do MEC e atribui a deficiência da educação dos índios aos estados e municípios. Além disso,a pequena atuação parlamentar sobre os interesses dos indígenas contribui para a inércia dos projetos.    Portanto,tanto Governo quanto autoridades locais e representantes indígenas devem melhor se engajar na luta para a melhoria da educação indígena. Uma medida concreta para isso é a fundação de um programa por parte do Ministério da Educação,que atue de maneira competente  nas tribos,melhorando a infraestrutura e levando professores de qualidade para o ensino,fazendo-o sempre com respeito às diferentes etnias,culturas e idiomas indígenas. Desse modo,os índios terão uma educação de qualidade. Segundo Immanuel Kant,"o ser humano é aquilo que a educação faz dele."