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Enviada em: 02/06/2019

Nos últimos anos, é cada vez mais preocupante a questão do índio no Brasil. Desde o período colonial, no século XV muitos foram os conflitos travados entre o homem branco e os povos indígenas, sendo um deles a imposição da cultura eurocêntrica, e consequentemente, atualmente tem-se observado uma redução significativa dessa população que veio acompanhada de perdas histórico-culturais. Se por um lado, isso ocorreu por conta do preconceito alimentado no meio social ao longo dos tempos; por outro há também a falta de profissionais e instituições especializadas no âmbito da educação indígena no país.       No que se refere ao preconceito, temos a inclusão fragilizada dos índios na sociedade que possui fatores determinantes para a sua ocorrência. Desse modo, conforme  um estudo das Organizações das Nações Unidas - ONU afirma que o suicídio entre jovens indígenas ocorre em um contexto de discriminação, marginalização, colonização traumática e perda das formas tradicionais de vida, que forjam um sentimento de isolamento social (El País, 2016). Vale ressaltar, que a incidência entre os indígenas atinge uma média de 9 suicídios para cada 100 mil habitantes, na região Norte são registrados 30 suicídios por 100 mil habitantes, de acordo com o Mapa da Violência do Ministério da Saúde, tal fato evidencia, consideravelmente, o descaso com esses povos.       A partir disso, temos ainda a falta de recursos humanos e infraestrutura ideais para o acolhimento dessas pessoas. Desta forma, apesar das políticas públicas implantadas para a educação indígena, como por exemplo, as cotas e o Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciatura Interculturais Indígenas - Prolind, muitas são as dificuldades, ou seja, há falta de professores especializados e muitos estudantes que ingressam no ensino superior têm dificuldades por conta de suas particularidades culturais e linguísticas e nem toda instituição encontra-se preparada (Ministério da Educação, 2016). "A educação é o agente transformação capaz de transformar uma sociedade", a citação de Nelson Mandela expressa, significativamente, o quanto a educação carrega o poder de mudar uma realidade.       Portanto, para reverter essa problemática algumas medidas  podem ser tomadas pelo Ministério da Educação. Sendo assim, o fortalecimento do Prolid através da realização de campanhas nas aldeias indígenas formadas por uma comissão nacional, tendo o objetivo de incentivar a formação de professores índios, bem como, ministrar oficinas de capacitação para profissionais e instituições de ensino que priorizem a inclusão dos povos indígenas na sociedade como um todo. Nesse cenário, as políticas públicas serão ampliadas e esses povos, gradativamente serão inseridos na sociedade, o que diminuirá as desigualdades e as  riquezas culturais e naturais serão continuamente preservadas.