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Enviada em: 18/05/2019

“É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade”. A frase, do filósofo alemão Immanuel Kant, exprime a ideia de que a educação é a maior arma de transformação do corpo social, mas com seu enorme déficit faz com que a sociedade tenha significativas dificuldades de avanço. Analisando esse conceito atrelado à contemporaneidade, nota –se que quando se refere a educação da população indígena no Brasil é perceptível que ela encontra muitas dificuldades na sua execução, uma vez que a educação no brasil voltada a sociedade urbana já encontra empecilhos logo, é presumível que a educação rural voltada as minorias não possua grandiosa qualidade.  Sob esse viés, são notórios os problemas vividos por essa parcela da população como, a dificuldade de professores que conheçam grande parte dos troncos linguísticos existentes, a necessidade das aulas serem interculturais e que respeitem tradições e costumes, a falta do ensino continuado da educação básica até a superior. Ademais, os alunos e os professores enfrentam problemas relacionados a estruturação dos prédios de ensino, muitas aulas são ministradas em galpões, igrejas e na casa dos professores e relacionado aos aparatos disponíveis para melhor aprendizado eles são quase ínfimos. Dessa forma, é nítido que a inclusão nas escolas indígenas não significa melhoria nas condições de ensino existentes.  Desse modo, os desafios enfrentados por essa pequena parcela da população são difíceis de combater e cessá-los, uma vez que são esquecidos e não são direcionadas as devidas atenções. Portanto, deve ser realizado outro censo nas comunidades indígenas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística com o objetivo de catalogar a distribuição da população em todo território brasileiro, as pessoas que estão em idade escolar, a infraestrutura oferecida a eles e, por fim, a qualificação dos professores disponíveis para que dessa forma junto com a Fundação Nacional do Índio e o Ministério da Educação sejam analisadas as condições e garantidas as circunstâncias dignas de ensino com o objetivo de sanar aos poucos os problemas vividos pela comunidade indígena e o seu acesso deficitário à educação.