Materiais:
Enviada em: 18/05/2019

Segundo a filósofa brasileira Marilene Chauí, a democracia deve ser um sistema com direitos igualitários para todos, sem ações que prejudicam um grupo em prol o outro. No entanto, tal sistema dificilmente é cumprido no meio educacional, visto que, desafios são encontrados para a formação educacional indígena no Brasil. Tais problemáticas advém da falta de falta de infraestrutura escolar e da ausência de assistência educacional às comunidades.       O filósofo Aristóteles, afirmava que a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça o equilibrio na sociedade seja alcançado. Entretanto, o sistema educacional brasileiro não cumpre de modo satisfatório a esse ideal, pois, a maioria das escolas em aldeias indígenas não oferece infraestrutura para que os estudantes dessas instituições tenham uma boa formação. Por consequência, segundo informações obtidas no site Portal do Estado, os indígenas é o menor grupo de pessoas a adentrarem na universidade no ano de 2016.       Outrossim, cabe entender fatores que permitem a manutenção da problemática. Nesse sentido, a falta de assistência educacional das aldeias deve ser visto como relevantes, pois, afasta o diálogo inclusivo do dia a dia dos indígenas. A exemplo disso, consoante ao censo realizado em 2016, estudantes indígenas são os que menos contam com o apoio público para pagar o curso. Logo, é notório como a carência a assesoria educacional gera desafios aos cidadãos indígenas.       Dessarte, é mistes que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para amenizar o quadro atual. Para que haja a melhoria das condições de formação educacional dos estudantes indígenas, urge que o Ministério da Educação e Cultura -MEC- faça, por meio de verbas governamentais realizem melhorias na infraestrutura escolar dessas comunidade. Desse modo, a visão de democracia defendida por Marilene Chauí será cumprida, diminuindo gradativamente os desafios para a formação educacional indígena no Brasil.