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Enviada em: 22/05/2019

A Distância da Educação Indígena no Brasil   A legislação nacional, nas suas mais diversas fontes como a Constituição Federal, determina que o povo indígena do território brasileiro tenha pleno acesso à educação. Contudo, esta exigência apresenta diversos desafios para a sua implementação e, por isso, o governo do Brasil vem enfrentando muitas dificuldades para atingir este objetivo. Dentre os impedimentos, destaca-se a localização remota das aldeias indígenas, cujo acesso muitas vezes só é possível através de meios alternativos de locomoção, como trilhas ou embarcações.    A grande distância dos centros urbanos tem consequências que impactam diretamente na alfabetização dos aborígenes. O principal problema é a dificuldade de acesso dos professores, pois muitas tribos estão localizadas em lugares longínquos. De acordo com a FUNAI, a tribo Ianomâmi, por exemplo, habita uma região montanhosa, de floresta densa e de difícil acesso localizada na fronteira entre a Venezuela e o Brasil. No caso da tribo citada, os professores teriam que se submeter ou a morar em ocas indígenas ou a viajar longas distâncias para poder alfabetizar os nativos. Além disso, o elevado número de aldeias indígenas espalhadas pelo Brasil, aproximadamente 320 de acordo com o IBGE, dificulta ainda mais este problema.   Ademais, a extensa distância dos centros urbanos e a necessidade de preservar as reservas dos nativos também trazem como resultado a falta de infraestrutura básica. Por exemplo, aldeias indígenas não possuem salas de aula, água encanada, hospitais, hotéis ou rodoviárias e, por isso, professores acostumadas com a vida urbana dificilmente abandonariam o conforto de suas casas para morar numa área remota, onde o hospital ou o mercado mais próximo está localizado a mais de 200 quilômetro de distância.    Em síntese, a localização remota das tribos afeta significativamente o não cumprimento da meta de alfabetização indígena imposta pela legislação nacional. Portanto, o governo precisa procurar maneiras de resolver este problema. Uma proposta de solução seria a capacitação de membros da própria tribo para retornarem e transmitirem o conhecimento adiante. Outra alternativa seria oferecer remunerações e benefícios para atrair professores dispostos a aceitar este desafio.