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Enviada em: 07/06/2019

Por volta de 1534, tropas portuguesas chegaram ao Brasil com as Companhias de Jesus, compostas por professores e membros do clero que tinham como objetivo catequizar e educar a língua portuguesa aos nativos (índios). Analogamente, até a atualidade é nítido que exitem diversos desafios para educar a população indígena no Brasil, consequência da dificuldade de comunicação e a imprudência pública educacional.Logo, medidas sociais e governamentais são de extrema importância para mitigação do impasse e pleno funcionamento da sociedade.       Em primeira análise, vale salientar, sobre a pluralidade de idiomas e tribos indígenas existentes em território nacional e a dificuldade de fornecer educação básica tradicional devido à problemas de comunicação entre os professores e os índios. Segundo pesquisas realizadas pela UFAM, 68% dos educadores e funcionários da universidade não conseguem realizar as aulas com o idioma nativo. Assim, é indubitável que os indivíduos não conseguem absorver ,muitas vezes, o conteúdo necessário para se preparar para provas e concursos futuros, o que pode prejudicar seu rendimento escolar e por conseguinte promover a desenvoltura de problemas psicológicos, como: depressão, bipolaridade e anorexia.       Em segundo plano, destaca-se sobre a falta de estrutura pública educacional para atender as populações nativas brasileiras, uma vez que não dispõe de professores qualificados, material de qualidade e unidades educacionais com alta infraestrutura.Segundo o Censo Escolar (2017), 30,93% das escolas indígenas não possuíam um espaço físico construído pelo poder público para funcionar. É claro,assim, o descaso dos órgãos públicos nacionais com essas pessoas, tal fato faz com que esses, na tentativa de contornar o problema, recorram a aulas ao ar livres, casas comunitárias ou nas casas dos próprios professores, entretanto, esses locais não possuirão locais como: banheiros, salas próprias, bibliotecas e coordenação pedagógica para assistir os alunos no que necessitarem.       Portanto, para a educação indígena deixar de ser uma problemática na sociedade atual é necessário que O Ministério da Educação elabore, por intermédio de verbas arrecadadas por parcerias com instituições privadas,como bancos e empresas autônomas, programas de capacitação para professores com realização de treinamentos, para o educador ter domínio da língua nativa da tribo que irá trabalhar, com intuito de facilitar a comunicação aluno-professor em sala de aula. Somente assim a realidade brasileira distancear-se-à da vivida pelos antigos indígenas do século XVI.