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Enviada em: 12/06/2019

De acordo com São Tomás de Aquino , todos os indivíduos de sociedade democrática possuem a mesma importância . No entanto, a contemporaneidade reflete tais fatos de maneira contraditória, uma vez que o acesso à educação em comunidades indígenas tem se tornado um desafio, e, mesmo após avanços nos direitos desses cidadãos; a situação de exclusão permanece .Dessa forma, evidência-se a necessidade de uma estrutura especializada para esse público e maiores investimentos governamentais.    A partir do conceito de contrato social, Thomas Hobbes defende que o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população . Nessa conjuntura , é notável que o poder público não cumpre seu papel enquanto agente fornecedor de direitos mínimos, como o acesso à educação para todos, assim, a má escolarização indígena é um fator determinante para a exclusão social desse grupo. Além disso, a falta de professores capacitados corrobora com a perpetuação do problema, isso revela o despreparo da rede de ensino no que tange essa demanda . Tais fatos se refletem nos ínfimos investimentos governamentais em capacitação profissional e em melhor estrutura física das escolas em comunidades indígenas.     Outrossim, vale salientar o quão os indígenas encontram inúmeras dificuldades em vários âmbitos de suas vidas. Um exemplo disso é a difícil inserção destes em universidades, devido à precária educação recebida por eles e ao preconceito intrínseco à sociedade , vale ressaltar que segundo a FUNAI ; 50% dos índios que ingressam em faculdades não concluem , o que expõe a esse grupo uma condição de exclusão ainda maior. Tal realidade preocupa, pois, a deficitária inclusão educacional para com os indígenas proporciona maior invisibilidade a esse público , e, consequentemente, esse cenário fica oculto a grande parte da população.    Portanto, cabe ao poder público, destinar maiores investimentos à capacitação de docentes para educação indígena, por intermédio de cursos profissionalizantes geridos por especialistas na área, a fim de amenizar essa situação e fornecer uma base concreta para a constituição acadêmica desse grupo. Paralelamente, convém ao Ministério da educação, em parceria com instituições de apoio ao índio, como a FUNAI; proporcionar a estes maiores chances de ingresso em universidades, por meio da implantação de suporte adequado para a formação escolar desses indivíduos, com o intuito de gerar maior igualdade entre os membros da sociedade. Assim, respeitando ao que São Tomás de Aquino propôs , será possível permitir a plena formação acadêmica dos índios, de forma igualitária.