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Enviada em: 22/06/2019

A consolidação das democracias ocidentais, durante todo o século XX, tinha como um de seus pilares a promoção da igualdade, tanto jurídica e econômica quanto social. Contudo, vê-se que no Brasil, dentre os diversos grupos que continuam sendo marginalizados a população indígena é um deles, especificamente no que se refere a educação. Nesse sentido, torna-se necessário uma análise acerca dos entraves que englobam a problemática bem com o seu possível resolvimento.       A priori, é imperativo destacar o negligenciamento das instituições governamentais frente a questão. De acordo com a Constituição Federal de 1988, é dever do estado garantir aos povos indígenas uma educação de qualidade, entretanto, tal pressuposto não se faz concretizado na prática, tendo em vista a deficiência em atender educacionalmente esse arranjo. Sob essa ótica, é imprescindível que esse quadro seja revertido.     Por conseguinte, os paradigmas existentes na sociedade configura-se como um fator relevante, haja vista que tornam-se propulsores da problemática. Com esse viés, esteriótipos como, selvageria e inferioridade, vem se perpetuando desde o desenvolvimento da sociedade brasileira  e, consequentemente, atinge diretamente a forma de educação desse grupo,visto que potencializa a exclusão e discriminação. Com esse panorama, é essencial o abrangimento da classe indígena pelo sistema educacional e a superação do impasse.     Diante dos fatos supracitados, portanto, o Ministério da Justiça deve disponibilizar agentes  sociais devidamente capacitados, em que  mediante as diretrizes da Funai, proporcione alcance aos indígenas e um possível direcionamento a sua educação. Ademais, para que a exclusão,discriminação e paradigmas sejam mitigados, o MEC em parceria com as escolas, deve realizar palestras ministradas por pedagogos, mediante cartilhas educativas e participação da comunidade local. Posto em prática tais ações, por fim, garantir-se-á educação a toda população indígenas e a superação da marginalização que reverbera-se até os dias atuais.