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Enviada em: 23/06/2019

Segundo o Immanuel Kant, eminente filósofo alemão, " é no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade". No entanto, na sociedade brasileira a transmissão de conhecimento é precarizada no que se refere à população indígena, posto que esse grupo apresenta os menores índices de acesso à educação, fator que desafia a prosperidade social, principalmente desse grupo. Isso ocorre, ora em função do descaso estatal, ora pelo preconceito social imposto ao indígena na sociedade. Assim, hão de ser analisados tais fatores, a fim de solucionar esse desafio de maneira eficaz.     Em princípio, cabe analisar as dificuldades sofridas pela população indígena oriundas da negligência do Poder Público. Apesar de vigorar no país desde 1988, a Constituição Cidadã, a qual garante  aos povos indígenas o direito a uma educação escolar, específica e diferenciada, o que se apresenta no país são quadros alarmantes em relação ao indígena, visto que são o povo com o menor acesso à educação básica e, principalmente, a superior que ,segundo dados do Censo 2016, não apresenta nem um porcento do total acadêmico. Logo, é substancial o governo alterar esse quadro que vai de encontro à sociedade democrática  e prejudica o desenvolvimento intelectual e social do indígena.        Ademais, o preconceito sofrido pelo indígena na sociedade brasileira, apresenta-se como outro entrave para seu processo educacional. De acordo com Voltaire, filósofo iluminista francês, " um preconceito é uma opinião que deixou de ser submetida a razão". Essa lógica tem relação direta com o comportamento do brasileiro, em grande maioria, referente ao indígena, que não o consegue compreender com um ser humano igual a ele, que tem seus costumes, crenças e religiões,e , erroneamente, o julga como um ser "primitivo", "incapaz", que deveria permanecer em seu estado natural, na selva, sem contato com a cultura e o conhecimento ocidental. Dessa maneira, faz-se mister alterar a postura social de alguns brasil para que o indígena consiga ter acesso à  educação.         Com objetivo de solucionar os desafios para a educação da população indígena no Brasil,portanto, faz-se necessários algumas medidas. Cabe ao Ministério da Educação-  ramo do  Estado responsável pela formação civil - investir na criação de novas escolas próximas à aldeias indígenas, que visem inserir nos estudantes a importância do conhecimento, por meio de palestras e aulas com professores nativos, em suas vidas para que sejam  integrados a sociedade, bem como maneiras de preservar sua cultura. Ademais, a sociedade civil, por intermédio de reuniões e experiências com os indígenas, deve  buscar entender e aceitar esse grupo no seu convívio. Enfim, a partir dessas ações, o indígena poderá contar com uma boa educação e a sociedade, segundo Kant, conseguir seu aperfeiçoamento.