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Enviada em: 01/07/2019

A chegada da Companhia de Jesus no Brasil em 1549, tinha como um dos objetivos ensinas os indígenas. Esses padres tinham por objetivo difundir a fé católica, entretanto não respeitaram a cultura indígena, forçando os indígenas a aprenderem a língua portuguesa, e quando não obedientes levavam açoites. Fato que contribui para esta realidade é, uma falta de infraestrutura aliado também a uma escassez de formação de docentes indígenas.  Em primeiro lugar, vê-se que no Brasil ainda existe uma grande falta de infraestrutura nos sistemas educacionais indígenas. Isso porque, as aulas são lecionadas em locais improvisados, sem mesas para estudar e cadernos para escrever, o que dificulta na qualidade da aprendizagem. Prova disso, é a pesquisa realizada pelo Censo escolar que mostra que mais de 30% das escolas indígenas não tem espaço físico.  Além disto, tem-se o fato da pouca formação de professores capacitados para lecionar aos índios. Isso porque, os indígenas não tem profissionais adequados que ensinem sua língua, cultura e costumes; resultando em um ineficiente sistema de ensino. Desta forma, sem a formação desses profissionais, muitos índios ficam sem acesso a educação, bem como também a materiais didáticos, por não ter quem o produza.  Portanto, torna-se evidente que, a falta de infraestrutura nas escolas e a falta de formação de docentes adequados é um problema. Assim, faz-se necessário que, o Governo faça escolas de boa qualidade, através de programas de investimento educacionais para os índios, de modo a oferecer um ambiente adequado para o estudo das populações indígenas. Somado a isto, o Governo também pode investir na formação de docentes indígenas, através de programas como o Prolind do Ministério da Educação, de maneira a formar professores capacitados a lecionar aula aos índios, como também elaborarem materiais didáticos específicos.