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Enviada em: 11/07/2019

Segundo o educador e filósofo brasileiro Paulo Freire "Educar-se é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato cotidiano." Sentidos estes que não estão sendo impregnados nos indígenas, uma vez que são encontrados inúmeros desafios para ceder educação à estes povos que fazem parte da história brasileira desde o início. Populações que não estão usufruindo do direito básico de todo cidadão.   O direito à educação consta no artigo 205 da Constituição Federal de 1988, menciona-se que a educação é um direito de todos, dever do Estado e da família e por fim, que ela deve ser fomentada pela sociedade. O ensino tem como objetivo preparar o cidadão para exercer a cidadania, e qualificar o indivíduo para o mercado de trabalho. E estes direitos e benefícios não estão sendo aproveitados pelos indígenas, visto que os educadores enfrentam problemas no ensino dos mesmos.   Em princípio, o maior desafio enfrentado é a barreira linguística, em virtude desses povos utilizarem mais de 150 línguas que não são conhecidas pelos educadores urbanos, se torna difícil a comunicação. Há também dificuldades no acesso às escolas, devido a distância de suas aldeias até as redes de ensino, o que faz com que muitas crianças não frequentem a escola por falta de transporte. E por fim, mesmo com educadores indígenas, que somam mais de 2 mil, a rotina pedagógica é modificada e não precisa seguir moldes como nas escolas urbanas, o que abandona o hábito que é aplicado para alunos de outras raças.    Em suma, medidas necessitam ser tomadas para que a educação seja levada à todas as crianças e jovens indígenas, como o Ministério da Educação realizar projetos que valorizem a diversidade étnica em apoio a Funai ( Fundação Nacional do Índio), por meio de palestras e panfletagens que visem a inclusão do índio em âmbito escolar, por meio também da admissão de cursos das principais línguas faladas por eles, para quebrar a barreira linguística e por fim, aumentar o número de rotas feitas pelos transportes escolares, para que crianças e jovens possam ir à escola.