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Enviada em: 15/07/2019

A colonização do Brasil, em meados do século XVI, representaram momentos importantes, no qual foi notório a colonização das terras do Brasil e os portugueses com o intuito de catequizar os índios. Entretanto essa analogia nos permite observar que atualmente há uma dificuldade para a educação dos índios e a falta de escolas nas tribos.  A princípio, é evidente que todos têm direito a educação básica porém, para os índios é mais difícil por morarem em regiões de difícil acesso. Ademais, muitas aldeias não têm escolas e muitos professores improvisa e ensina em lugares abertos. De acordo com o site G1 escolas indígenas reúnem 0,5% do total de alunos de educação básica.   Além disso, é imprescindível pontuar que há poucos indígenas formados e não são apoiados pelas as universidades para pagar o curso e poucos conseguem cursar em faculdades públicas. Nesta perspectiva, considersa-se que, segundo na visão do sociólogo e iluminista, John Locke, o estado deve garantir os direitos naturais e inalienáveis do homem. Logo é lamentável, que em um país representante de uma política em defesa dos direitos sociais possua a irresponsabilidade de assegurar a integridade de uma nação.  Entende-se, portanto, que é necessário que os órgãos públicos entenda a necessidade da educação para todos. Nesse contexto, cabe ao governo federal, somando com o ministério da educação invista em mais escolas para a população indígena e crie coltas para os indígenas nas universidades e um plano de governo para que as escolas chegue nos lugares mais remotos.