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Enviada em: 21/07/2019

Com suas culturas fragilizadas desde a colonização do Brasil, os indígenas vivem os reflexos do etnocentrismo europeu no mundo moderno. Após a redemocratização, em 1988, a comunidade indígena passou a ser inclusa de maneira mais incisiva nos planos nacionais de educação, entretanto a aplicabilidade da lei ainda apresenta impasses, bem como seus resultados são insatisfatórios para o acesso ao ensino superior.        De acordo com a constituição cidadã, é direito dos povos autóctones o acesso a educação que reafirme a cultura de cada tribo, o que foi extremamente prejudicado durando a tutela jesuíta. Ainda que a lei garanta representatividade, a execução de políticas afirmativas é um empecilho, visto que existe preconceito dentro da própria administração pública, como afirmou a ativista indígena Chikinha Paresi em entrevista ao Canal Futura.        Segundo o sociólogo Pierre Bourdieu, quando diferentes culturas não são tratadas com igualdade de prestígio, aquela que é hegemônica tende a suprimir a outra. De maneira análoga, é o que ocorre quando indígenas tentam ingressar no ensino terciário com as políticas sociais existentes. Conforme dados do Censo de Educação Superior, existe uma taxa de 63% de reprovação indígena nos programas de acesso à universidade. Verifica-se que os conteúdos exigidos nos vestibulares não correspondem ao que educandários transmitem efetivamente dentro das comunidades.        É preciso, portanto, que a Fundação Nacional do Índio promova a fiscalização para a execução das leis no Brasil, evitando impasses quanto ao cumprimento do direito. Em conjunto com o Ministério da Educação, os municípios devem reivindicar verbas para a construção de escolas indígenas exclusivas em regiões de grande demanda. Outrossim, o estado deve garantir a formação de indivíduos qualificados para o ingresso universitário, com a capacitação de educadores e o fornecimento de material didático adequado. Por fim, é dever de todas as instituições de ensino do país promover a alteridade, possibilitando um ambiente democrático para todos.