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Enviada em: 31/07/2019

O ensino indígena é garantido pela Constituição Brasileira de 1988, sendo realizado de acordo com os costumes de cada povo, e deve ser responsabilidade do Ministério da Educação (MEC) e executada pelos Estados e Municípios brasileiros.             A educação dos nativos de nossa terra passa por inúmeros desafios criados pelo próprio Governo, como cita a antropóloga e indígena Kaingang Jozília Jagso em sua fala "A educação escolar foi usada um vários momentos pelo Estado contra os povos indígenas".             As escolas indígenas sofrem com falta de infraestrutura, o que leva as aulas a serem realizadas em locais improvisados, ou mal estruturados, como mostrou a pesquisa do Censo Escolar, feita em 2017, que calculou que 30,93 por cento das escolas indígenas do país não possuem espaço físico.             Ainda segundo o Censo Escolar, 33 por cento das escolas não apresentam material didático próprio, este que deve ser produzido pelo MEC, sempre respeitando a cultura e costume de cada povo indígena. Os vestibulares também são uma difícil questão para os estudantes indígenas, já que seu material  seu ensino é adaptado a sua cultura, contendo algumas diferenças que podem ser prejudiciais ao vestibulando, na hora de realizar as provas para entrar em uma faculdade, segundo o artigo 11 do  Plano Nacional de Educação.             É de responsabilidade do Ministério da Educação criar uma forma de avaliação para cursos superiores que comtemple a educação indígena. Além disto, criar melhores escolas, com uma infraestrutura de qualidade, material didático próprio e uma boa localização, esta que não pode ser de difícil acesso aos estudantes e profissionais que atuam nas escolas, esta função sendo um dever do Governo e dos Estados e Municípios.