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Enviada em: 02/08/2019

Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante  a todos os indivíduos o  direito á educação e ao bem estar social. Entretanto, a inclusão total dos indígenas na sociedade ainda é um problema, que  impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.   A educação é o fator principal para o desenvolvimento de um país. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial,  seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo a realidade é o oposto  e o resultado desse contraste é claramente refletido na educação. De acordo com o Educacenso 2016, 63% dos indígenas não conseguiram vaga para financiamento do curso desejado. Diante do exposto, é inadmissível que a os indígenas  aceitem  ser negligenciados  pelo estado.     Faz-se mister, ainda, salientar o preconceito racial e cultural como impulsionador do não desenvolvimento desse grupo na sociedade. Segundo, Albert Einstein ''A menos que se mude a forma de pensar o progresso é impossível''. Diante de tal contexto, os indígenas têm que se reafirmar e não deixa com que sejam marginalizados. A identidade indígena não pode ser apagada, pois os índios possuem raízes históricas trazem consigo a história do Brasil.    Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de um mundo melhor. Dessa maneira, urge que o governo deve investir em campanhas inclusivas, como palestras mescladas entre índios, negros e brancos, cujo tema seja conscientização, no intuito de por um fim na segregação racial e cultural, a fim de prevalecer o repeito e acabar com o preconceito. Como também garantir educação eficaz e bolsas de estudo para todos.  A partir dessas ações, espera-se promover melhoras nas condições educacionais e sociais desse grupo.