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Enviada em: 13/08/2019

O século XVI é o das grandes navegações, em que, os países ibéricos se aventuraram ao mar desconhecido em busca de terras novas para conquistarem.Os portugueses, ao chegarem no Brasil, conheceram o índio e através do choque cultural surgiu o eurocentrismo.Nesse sentido,convém analisarmos os desafios para a educação indígena no brasil desde o descobrimento até os dias atuais.                                                                           Em princípio observa-se a catequização dos índios pelos jesuítas portugueses.Segundo Rousseau,filósofo iluminista,o homem nasce bom,mas a sociedade o deturpa e o corrompe e esse foi o grande legado europeu,desde então,ao disseminar sua cultura,considerando-a superior á indígena.A partir desse momento,não houve grandes esforços em incorporar o índio à sociedade.                                                                                   Atualmente existem focos de aldeias isolados onde o governo não se preocupa muito em levar conhecimento à população nativa.Muitos profissionais da educação resistem ir a essas áreas,já que,em muitos casos precisam abandonar o conforto das cidades e morarem em áreas deficientes de infraestrutura básica,como saneamento,energia elétrica,lazer,entre outros.                                                                                            Com esforços é possível integrar a cultura indígena a do homem branco.O governo juntamente com a sociedade devem unir capital financeiro e trabalho humano,respectivamente,visando capacitar e valorizar o profissional pedagógico que levarão o conhecimento a esses povos.Espera-se com isso,aumentar a integração entre as culturas diminuindo,por conseguinte, o legado eurocêntrico.