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Enviada em: 20/08/2019

É de conhecimento geral que a educação indígena do Brasil enfrenta muitas dificuldades. Tudo inicia-se pela escola primária onde os indígenas não possuem uma infraestrutura adequada e vai até o momento em que muitos não conseguem adentrar as universidades pela falta de alfabetização.        Dados da Universidade de São Paulo (USP) afirmam que 25% das vagas são destinadas aos indígenas porém cerca de 75% dos índios estão fora da sala de aula por falta de materiais que possibilitam a alfabetização destes, como livros traduzidos pela língua nativa e etc.       A população indígena também enfrenta outro problema, como a infraestrutura das escolas. As empresas mesmo após ganharem licitações geralmente desistem por observarem o local onde será feita a construção devida a distância, custos e riscos. Muitas vezes é necessário fazer uma viagem em um avião pequeno até certo local e atravessar longas distâncias, o que atrasa muito a obra e impede o trabalho dos funcionários.         Por conta destes fatores a grande maioria das escolas estão localizadas em locais improvisados e sem as necessidades de um estudante, como biblioteca, laboratório, salas de aula equipadas corretamente, cozinha etc.        Com todos estes fatos apresentados, um dos motivos de cerca de 75% estarem fora da sala de aula estão ligados a falta de infraestrutura o que leva a muitos destes desistirem da escola. Para que haja uma infraestrutura devidamente correta é necessário o aumento da verba para que as empresas possam arcar com os custos de locomoção até o local, imprevistos (já que muitas vezes a construção é feita em locais de risco como cabeceiras de rios)